Dúvidas Frequentes

A FAENOL só atende pessoas com deficiências ?
Não. A fundação de atendimento especializado de Nova Lima ( FAENOL) atende também pais de usuários e, devido a sua transformação em CENTRO  ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO (CER) está ampliando a oferta dos serviços prestados à população.

Qual a exigência inicial para ter acesso aos serviços da fundação?
Ser morador do município de Nova Lima ou dos municípios de Raposos e Rio Acima.

A FAENOL cobra pelos serviços prestados?
Não. Os usuários não pagam pelos nossos serviços.

Quais são os serviços disponíveis na fundação?
A Faenol tem uma lista detalhada dos seus serviços que pode ser consultada em nosso site, na parte fundação e projetos. Podemos ainda prestar informações iniciais pessoalmente ou por telefone.

Qual o primeiro passo para ter acesso aos serviços?
Os interessados devem consultar a instituição, pessoalmente ou até por telefone, para as primeiras orientações.

Qual faixa etária tem direito ao atendimento?
A Faenol não tem restrição à faixa etária e coloca à disposição serviços também para crianças recém-nascidas.

A FAENOL funciona no período das férias escolares?
Sim. A instituição também funciona durante as férias escolares, inclusive com os atendimentos clínicos.

Qual o horário de funcionamento da FAENOL?
As portas da Faenol estão abertas de 07:00 horas às 17:00 horas, de segunda a sexta feira, durante todo o ano.

Os usuários do serviço tem direito a transporte?
Fazem jus ao transporte os alunos da Escola Ana do Nascimento Souza, instituição parceira da FAENOL. Eles são atendidos com um ônibus exclusivo adaptado e também com veículos de pequeno porte com motoristas credenciados.

Qual a definição do CER?
A partir da deliberação cib-sus/mg n-1545 de 21 de agosto de 2013, que aprovou o plano de ação da rede de cuidados à pessoa com deficiência do sus-mg, a Faenol se transforma agora em centro especializado em reabilitação de nova lima CER-NL-, ampliado assim seus serviços.

Onde e como é Nova Lima?
Nova lima é uma cidade mineira, pertencente a grande BH, com área de 428,45 quilômetros quadrados e sua população estimada em 2013 é de 87.391 habitantes. Setenta por cento de sua população concentra-se na área urbana e trinta por cento na área rural.

O crescimento de Nova Lima tem sido acelerado nos últimos anos, em função da duplicação da MG-030 que liga o município a Belo Horizonte, consolidando-se a conurbação com esta cidade, processo sinalizado pelo aumento crescente e acelerado das construções residenciais em todo o município, como também pela expansão industrial e do setor de serviços.

O índice de desenvolvimento humano (IDH) de Nova Lima é superior a 0,82, índice próximo ao de Belo Horizonte e superior à média do Estado de Minas Gerais. Além disso, o município apresenta o terceiro menor índice de analfabetismo de Minas Gerais (IBGE), é a sétima cidade mineira com melhor inclusão social (USP, PUC-SP E UNICAMP) e a décima terceira cidade do Estado com melhor índice de qualidade de vida (ONU).