CER

Centro Especializado em Reabilitação

O Governo Federal, através da Presidente Dilma Rousseff, lançou em 2011 o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, já são desenvolvidas pelo governo em benefício dos deficientes. O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios com a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência (CONADE).

A partir deste plano os Estados e Municípios se apropriaram das informações e iniciaram os projetos para atendimento ao proposto. Em relação as proposições voltadas para o atendimento a saúde, o plano propõe entre outras, Centros Especializados de Reabilitação e Oficinas Ortopédicas.

Em 2012 Nova Lima solicitou a inclusão do município no projeto, entendendo que já possuíamos dois serviços que atendiam ao previsto: a FAENOL com o atendimento especializado ao deficiente e a oficina de órtese e prótese, atuando na confecção e reparos de equipamentos.

Durante o ano de 2013 continuamos, junto a Secretaria de Saúde de Minas Gerais e do Ministério da Saúde, organizando o processo para a efetivação do nosso pedido. Em Março de 2013, através da deliberação CIB-SUS/MG nº 1405 houve aprovação do credenciamento da FAENOL como CER II (reabilitação intelectual e física, mais o atendimento ao ostomizado) e a deliberação nº 1545, de 21 de Agosto de 2013 apresenta o Plano de Ação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS-MG, incluindo cronograma que contempla Nova Lima recebendo recursos de implantação e de custeio à partir do credenciamento e da habilitação.

Este passo na oficialização da FAENOL como CER II amplia nossa atuação. Nosso público deixa de ser apenas o escolar para ser qualquer pessoa com deficiência transitória ou permanente, na microrregião de Nova Lima, Raposos e Rio Acima.