Clínica

FOTO-CLINICA

Para trabalhar com a clínica é necessário possuir uma visão mais abrangente da figura humana. Norteada pela concepção de sujeito, o setor clínico da Fundação de Atendimento Especializado de Nova Lima – FAENOL tem por objetivo atender crianças, adolescentes e adultos com deficiências em diferentes modalidades educacionais da política pública (parceria pedagógica, complementação e substituição), nas áreas de: psicologia, fonoaudiologia, neurologia, psiquiatria, clínica médica, odontologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e nutrição.

A clínica promove a ampliação do universo simbólico através do investimento na qualidade de vida das crianças e suas famílias, inserindo-as nos programas sociais do município. Para isso são utilizados recursos clínicos e recursos em órtese, prótese e cadeiras de roda, construídas especificamente para cada um dos alunos que necessita, de acordo com as orientações dos profissionais da área.

Com a visão de que a deficiência é uma singularidade, a equipe clínica da FAENOL, a Escola Ana Nascimento e o grupo de educação inclusiva criaram em 2007 o Plano de Acompanhamento Individual (P.A.I.). O plano implica num acompanhamento particularizado da pessoa atendida, contendo as ações que prevê, orienta e viabiliza a efetiva inclusão dos alunos nas escolas regulares do município.

A clínica conta ainda com outros equipamentos que favorecem o seu trabalho:

Sala de Integração Sensorial

A sala de integração sensorial foi implementado com recursos da chamada pública de projetos da empresa AngloGold Ashanti em 2012. Trata-se de sala de atendimento estruturada com equipamentos de fisioterapia,  fonoaudiologia e terapia ocupacional, com o objetivo de obter respostas motoras e sensoriais adequadas ao processo de desenvolvimentos funcional da criança; obter autonomia no planejamento motor; facilitar o processo sensorial; favorecer a participação da família/cuidador no processo terapêutico.

A estruturação do espaço é um recurso adicional aos atendimentos clínicos desenvolvidos pelos profissionais da Faenol, proporcionando a busca de prognósticos evolutivos satisfatórios e a promoção de maior autonomia na realização de tarefas do cotidiano e da vida escolar das crianças atendidas pela instituição.

Para o uso adequado do novo espaço e equipamentos, foi realizado um curso de capacitação e atualização com 22 profissionais da Faenol, entre terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. O curso “Funcionalidade, Avaliação, Movimento e Estímulo” foi ministrado pela Terapeuta Ocupacional e professora da Faculdade de Ciências Médicas, Dra. Ivana Lopes Vieira, profissional com formação nas técnicas de tratamento do Conceito Neuroevolutivo-Bobath, Integração Sensorial e More (integração das funções orais, visuais e respiratórias no controle postural).

A sala atende crianças na faixa etária de zero a 12 anos.

Comunicação Alternativa

Em 2013, através da aprovação do Projeto “Reabilitar” na chamada pública de Projetos da AngloGold Ashanti,  foi possível equipar a sala de Comunicação  Alternativa.

A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa coloca-se como um recurso significativo para a inclusão escolar e social. Além de torná-los participantes, os recursos da CSA proporcionam melhora na interação do sujeito não falante com o professor, família e sociedade, pois esses passam a expressar suas opiniões e a realizar escolhas.